Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):

Imagem
Comandos de voz disponíveis no Android e no iPhone (iOS): – Lembrete: “Lembre-me de comprar o presente para Maria amanhã”. – Eventos no Google Agenda: “Criar um evento na agenda: reunião sexta-feira, às 16 horas”. – Checar calendário: “Como será meu dia amanhã?” ou “Quando é minha próxima reunião?”. – Descobrir músicas novas: “Quais são as músicas de Chico Buarque?” ou “Quem canta a música Apesar de Você?”. – Encontrar um filme: “Quais filmes estão passando hoje à noite?” ou “Onde está passando Batman vs Superman?”. – Busca de imagens: “Imagens do Cristo Redentor” ou “Mostre-me fotos do Pão de Açúcar”. – Rotas: “Como chegar ao Maracanã?”, “Leve-me até a praia de Copacabana” ou “Navegue até o Barra Shopping”. – Locais próximos: “Hospitais próximos” ou “Onde fica o supermercado mais próximo?”. – Viagem: “Me mostre pontos turísticos no Rio de Janeiro” ou “Atrações turísticas em Nova York”. – Horas e fuso horário: “Que horas são em Berlim?”. – Previsão do tempo: “Qual é a previsão do tempo

melhor geração de games

melhor geração de games ate hoje ?

Era: ... - 1984



Principal console: Atari 2600

Titulos como: Frogger, Pong, Asteroids, Space Invaders, Pitfall

O periodo que seria a gênese dos jogos eletrônicos foi marcada por jogos extremamente simples e rudimentares. Como a linguagem ainda estava se consolidando, era frequente encontrar jogos de baixa qualidade assim como hardwares estranhos e pouco funcionais. Esse conturbado período também eternizou clássicos absolutos como Space Invaders e tem grande importância justamente por ser tão experimental...as inúmeras experiências fizeram fracassos comerciais e originaram as raízes da indústria, onde grande numero de gêneros, temáticas e técnicas surgiram.

Era: 1985 - 1991



Principal console: NES


Títulos como: The Legend of Zelda, Super Mario Bros 3, Metroid, Contra, Mega Man 2

Os 8-bit foram a ascensão de vários personagens icônicos da Nintendo e a consolidação de um mercado que lutava pra se erguer e, mais tarde pra não sucumbir, na geração passada. Ainda um momento bastante fértil pros jogos, com vários elementos e gêneros sendo introduzidos. Foi a glória de Mário (que não estreiou, mas se tornou o Mário como conhecemos) e sua turma. 
A nostalgia tem raízes bastante abrangentes nessa geração e o ódio e o amor pelo ritual de soprar o cartucho ia se formando nesses anos.

Era: 1991 - 1995




Principais consoles: Super Nintendo e Mega Drive

Títulos como: Super Mario World, Mortal Kombat, Street Fighter...

Os pixels gigantes das gerações passadas foram substituídos por gráficos muito mais definidos, maior resolução e cores mais variadas e vibrantes. É, com absoluta certeza, a geração que encelheceu melhor visualmente...o charme e nostalgia, embora não tão vintage quanto os 8-bits, mostram-se muito fortes e independentes do seu predecessor. Até hoje, jogando o meu saudoso Mega Driver, admiro o visual. A capacidade gráfica, bem limitada, parece ter sido usado com uma sabedoria infinita, prevendo até o futuro da industria, tamanha é a naturalidade com que nos adequamos aos visuais que ela nos proporciona.
É dificil comparar o visual dessas duas gerações, mas não é apenas isso que as difere. A jogabilidade, ainda engatinhando, sofreu refinamentos muito importantes, tornando dificil comparar jogos cujas franquias atravessaram essas gerações e tornando possíveis outros que jamais poderiam nascer antes.
E daí surgiram clássicos e mais clássicos, sequencias memoráveis e horas de diversão
Era: 1991 - 1999




Principal console: Playstation

O 3D tinha chegado pra ficar, era a coqueluxe do momento.
A inovação se refletiu não só nos gráficos que jogávamos, mas no uso da camera e perspectiva e nos controles.
Os jogos passaram a ter uma carga maior de história devido às possibilidades cinematográficas que a nova dimensão trazia. Era impressionante ver um cinematic naquela época. O salto gráfico pareceu absurdo no momento.
Após muitos problemas, Super Mario 64 obteve um sucesso considerável com seu esquema de camera móvel e até hoje é um modelo eficaz e bem usado na indústria. E também devido ás possibilidades do 3D, os FPS puderam começaram a entrar nos consoles.
O 3D pedia mais um eixo pro controle, e por isso surgiram as alavancas analógicas e controles que hoje muitos vêm com resistência, como o do N64 e o analógico do Saturn. O do PS foi o melhor aceito e por isso mesmo sofreu poucas modificações em 3 gerações. Com os novos controles, vieram funções vibratórias. Também veio um hardware que salvava o seu progresso e o permitia carregar seus dados de jogo: o memory card ou memory pak.

Foi uma geração com bastante novidade. E com novidades vêm experiencias. E falhas.
Era: 1999 - 2005




Principal console: Playstation 2

Falar do avanço tecnológico, gráfico, da introdução do DVD, da conexão com a internet ou do uso de HD não definem tão bem essa geração. A diversidade de linhas temáticas, ousadias em storytelling e refinamentos do gameplay proporcionaram experiências muito importantes e marcantes nessa geração. E por isso, grandes séries nasceram ou ganharam continuidade, pra nosso deleite.

A Nintendo, que já esboçava uma vertente mais autoral, com jogos mais focados na jogabilidade e temáticas mais aceitaveis pra toda faixa etária, se distancia mais da Sony. O Dreamcast vê uma linha muito arriscada de novos jogos, várias ideias novas florescem e se consagram (ao menos hoje têm reconhecimento). O PS2, talvez o maior console de todos os tempos, viu uma vastíssima biblioteca de jogos, títulos de muito peso, variedade e qualidade. A Microsoft ingressa como New Challenger e traz a experiência dos PCs pra um console doméstico e introduz o que se tornaria o mais sólido serviço de jogos através da internet para consoles, a Live.

Os jogos? GTA, mostrando a experiência de mundo aberto com uma nova e mais eficaz dimensão, Guita Hero, a glória dos jogos rítimicos, Halo, uma das mais importantes séries de FPS, God of War, violência com um pitada de poesia, e Shadow of the Colossus, pura e forte poesia.
Era: 2005 - ...




Principais consoles: Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii

Gráficos extonteantes invadem as nossas retinas em HD, e, em breve, 3D. UAAAAU!
Por mais que nem todo mundo aproveite bem, a capacidade gráfica dos consoles hoje, é absurda. E as maravilhas de uma imagem de 720p, me desculpe Reggie Fils-Aime, potencializam a experiência sim. A Nintendo costuma, em seus jogos ter bastante sucesso em driblar essa limitação, mas além dela, é raro achar alguém com essa habilidade. Acontece que a fascinação visual é um fator de imersão muito grande (um video game é uma experiência essencialmente visual, auditiva e controle, se é que isso existe), e, por contraste, o visualde muitos jogos de Wii, peca e isso frustra uma boa parte dos jogadores.
Contemplar os cenários de God of War 3(uma das melhores coisas do jogo, pra mim), junto com a música me dava uma sensação de grandeza e epicicidade muito grande e prazeirosa. Assim como Arkham Asylum me dava calafrios. É a atmosfera que tá sendo criada.
Embora eu não ache que seja o mais, visual é sempre importante.



E entao?
Pra vcs qual é a melhor geração de games ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa representar um cheque?

Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):

como fazer uma cola super poderosa