Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):

Imagem
Comandos de voz disponíveis no Android e no iPhone (iOS): – Lembrete: “Lembre-me de comprar o presente para Maria amanhã”. – Eventos no Google Agenda: “Criar um evento na agenda: reunião sexta-feira, às 16 horas”. – Checar calendário: “Como será meu dia amanhã?” ou “Quando é minha próxima reunião?”. – Descobrir músicas novas: “Quais são as músicas de Chico Buarque?” ou “Quem canta a música Apesar de Você?”. – Encontrar um filme: “Quais filmes estão passando hoje à noite?” ou “Onde está passando Batman vs Superman?”. – Busca de imagens: “Imagens do Cristo Redentor” ou “Mostre-me fotos do Pão de Açúcar”. – Rotas: “Como chegar ao Maracanã?”, “Leve-me até a praia de Copacabana” ou “Navegue até o Barra Shopping”. – Locais próximos: “Hospitais próximos” ou “Onde fica o supermercado mais próximo?”. – Viagem: “Me mostre pontos turísticos no Rio de Janeiro” ou “Atrações turísticas em Nova York”. – Horas e fuso horário: “Que horas são em Berlim?”. – Previsão do tempo: “Qual é a previsão do tempo

Velório no espaço ..Nasa desenvolve método


Velório no espaço ..Nasa desenvolve método

Nasa desenvolve método de "enterro" para o caso de uma morte durante a longa missão até Marte.

Com os planos da Nasa – além dos anunciados pelas agências espaciais europeia, russa e chinesa – de enviar uma missão tripulada até Marte por volta de 2030, a morte no espaço se tornou uma possibilidade factível. São pelo menos sete meses de viagem só para chegar até o planeta vermelho. Somados a volta e o tempo de permanência em solo marciano, são até três anos de jornada. O que fazer com o corpo de um tripulante que morrer no trajeto? O casal de ecologistas suecos Susanne Wiigh-Mäsak e Peter Mäsak desenvolveu um método alternativo ao enterro e à cremação – procedimentos impossíveis fora da Terra.

A tecnologia, batizada de Promessa, consiste em congelar o corpo, quebrá-lo em pequenos pedaços e então evaporar toda a água até que reste apenas um pó. De volta à Terra e sepultado, o que sobra se decompõe em até um ano e meio e pode servir como adubo para uma árvore ou arbusto em memória do morto. O método de sepultamento ecologicamente correto foi criado há dez anos – completados nesta semana – mas só recentemente foi adaptado, em parceria com a Nasa, para ser usado em missões espaciais. 
Enquanto aqui na Terra usa-se nitrogênio líquido a 196oC negativos para congelar o corpo, no espaço ele é simplesmente colocado num caixão dobrável e posto para fora da nave com a ajuda de um braço mecânico. Uma hora é suficiente para que ele congele (leia detalhes no quadro abaixo). “Como a viagem para Marte só deve ocorrer por volta de 2030, teremos tempo para aperfeiçoar e simplificar o processo”, diz Peter Mäsak. “Não se pode deixar um corpo no espaço, ele pode colidir com algo e causar acidentes. Tampouco se pode enterrá-lo, ou, simplesmente, deixá-lo em outro planeta, contaminando o meio ambiente”, explica. A cremação também é impossível, já que não existe fogo sem oxigênio, gás inexistente no espaço.

     style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
     data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
     data-ad-slot="2155522974">

google.com, pub-0465069744057450, DIRECT, f08c47fec0942fa0

     style="display:block"
     data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
     data-ad-slot="7687392338"
     data-ad-format="auto"
     data-full-width-responsive="true">



     style="display:block"
     data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
     data-ad-slot="7687392338"
     data-ad-format="auto"
     data-full-width-responsive="true">



Além de todo o processo tecnológico, um ritual fúnebre que se aproxime ao máximo dos que ocorrem em Terra consta no procedimento da Nasa. No espaço, porém, tudo não deve durar mais que 24 horas, para evitar o risco de contaminação da tripulação. Trazer os restos mortais de astronautas de volta é também uma forma de respeito à família, tradição e religião, entre outros fatores. Vale lembrar que, mesmo na guerra, o morto é levado para casa quando possível. Segundo especialistas, é importante que parentes e amigos tenham os restos mortais presentes, a fim de lidarem com o luto.

http://www.istoe.com.br/reportagens/144655_VELORIO+NO+ESPACO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa representar um cheque?

Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):

como fazer uma cola super poderosa