O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) é um instituto brasileiro que realiza pesquisas em vários ramos no Brasil e em mais 11 países da América Latina. Sendo um dos maiores institutos da área, o Ibope é utilizado por várias empresas que necessitam de seus serviços, que mede a audiência de seus programas com dados estatísticos gerados pelo Ibope. Histórico - O Ibope foi criado em 1942 pelo radialista Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Kosmos de São Paulo. Naquele ano, ele decidiu aplicar no Brasil técnicas de pesquisa aprendidas nos Estados Unidos com George Gallup, fundador do American Institute of Public Opinion, para saber como andava a audiência de sua emissora. Ao medir a audiência das rádios de São Paulo, Auricélio constatou que a Rádio Kosmos não estava entre as mais ouvidas. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas. Medição - Em cada cidade onde é realizada a medição de audiência de TV , o Ibope sorteia um conjunto de domicílios que representa a população. Com a autorização dos moradores, ... é instalado um aparelho em cada televisor da casa (peoplemeter), que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.
Por freqüências de rádio (na Grande São Paulo) ou por telefone (outras cidades), o aparelho envia as informações sobre todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador para uma central de coleta do Ibope que as processa, analisa e distribui para os clientes.
Os dados de audiência da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro são transmitidos pela Internet para os clientes no minuto posterior (real time), enquanto as da Grande Porto Alegre, Grande Florianópolis, Grande Belo Horizonte, Grande Brasília, Grande Salvador, Grande Recife, Grande Fortaleza e Campinas são enviados na manhã do dia seguinte. a medição, pelo IBOPE foi recentemente implantada na Grande Vitória. O Ibope mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E, de acordo com o Critério de Classificação Econômica Brasil.
Além de pesquisas de audiência televisiva, o IBOPE realiza pesquisas sobre:
Política
Demografia (quais os hábitos de cada região)
Mídia (revistas, jornais, rádio e televisão, paga ou aberta)
Mercado
style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="5152775328"
data-ad-format="link"
data-full-width-responsive="true">
style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="7447766172">
style="display:block"
data-ad-format="fluid"
data-ad-layout-key="-fb+5w+4e-db+86"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="4302728086">
Necessidade
A necessidade de medir a audiência das TVs surgiu em 1970. Naquela ocasião, os dados eram registrados em uma fita de papel perfurada e coletada semanalmente por funcionários do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
Atualmente(2009), os índices de medição são coletados eletronicamente. A informação sai da casa do espectador e vai direto para os computadores do Instituto. Essa tecnologia permite que os dados sejam obtidos em tempo real e faz com que as emissoras tomem decisões estratégicas.
Você já deve ter se perguntado de que maneira essa informação sai da sua casa. Mas, na realidade, nem todas as residências têm condições de fornecer essas informações.
O Peoplemeter (primeira imagem) é o responsável por assumir a função de “dedo-duro”. Basicamente a coisa funciona da seguinte forma: cada morador da residência recebe uma espécie de controle remoto e um número de identificação. Toda vez que for usar a tevê, o usuário deve digitar seu código para que a informação seja enviada para o computador central. Caso não faça isso, o dado não é considerado, o que desperta uma polêmica sobre os números apresentados.
style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="5152775328"
data-ad-format="link"
data-full-width-responsive="true">
style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="7447766172">
style="display:block"
data-ad-format="fluid"
data-ad-layout-key="-fb+5w+4e-db+86"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="4302728086">
Você conhece alguém que tenha um desses aparelhos em casa? Provavelmente não, né? Isso acontece porque os participantes assinam um contrato de sigilo. Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Midia, explicou ao programa Olhar Digital que essa medida evita que a decisão das pessoas envolvidas sejam influenciadas por fatores externos.
Um dado curioso; em São Paulo existem aproximadamente 750 Peoplemeter instalados.
Comentários
Postar um comentário
seu comentario sera divulgado apos verificação