Pesquisar este blog

pesquisa

Pesquisa personalizada
google.com, pub-0465069744057450, DIRECT, f08c47fec0942fa0

noticias

google.com, pub-0465069744057450, DIRECT, f08c47fec0942fa0

8 de mar de 2013

Somos bons ou maus? A neurociência responde

Somos bons ou maus? A neurociência responde Há milênios as cabeças pensantes vem tentando determinar se o homem é bom por natureza -como criam Rousseau, Sócrates ou Montaigne- ou mais tentado ao mal -opinião representada por Hobbes, Maquiavel ou a teologia cristã, mediante o pecado original-. O debate segue firme, mas agora há uma nova voz a levar em conta: a neurociência, que está a caminho de estimar quantitativamente a bondade humana.
Somos bons ou maus? Há uma pequena percentagem (em torno de 20%) de pessoas que sempre agem de um modo compassivo e respeitoso com as normas. No outro extremo, outra porção menor (uns 4%) temos os que sistematicamente agem de modo antissocial e desleal, incluindo 1% de indivíduos perigosos. Mas o mais interessante acontece em terra de ninguém, onde se movem a maioria dos mortais, esse 60-80% de pessoas que agem bem ou mal em função de como sopra o vento. Isto é, agem conforme o comportamento do restante, de quem esteja olhando ou das normas punitivas que imperem no espaço-tempo onde se encontrem.

A criminalidade em Nova Iorque reduziu de forma espetacular entre a década dos 80 (quando os Warriors dominavam as ruas) e o final de século XX, quando se converteu em uma das megaurbes mais seguras do continente americano. Um dos motivos alegados para explicar a mudança de tendência é a chamada "teoria das janelas quebradas", aplicada pelo prefeito Rudolph Giuliani durante os anos 90 (política de tolerância zero com os delinquentes).

Segundo esta teoria, as pessoas são mais propensas a se comportar de um modo incivilizado quando o meio está degradado: edifícios sujos, vidros quebrados, paredes pichadas... Giuliani decidiu lutar com ferocidade nessa frente: ordenou que cada vagão que chegasse as garagens cheios de rabiscos fosse limpo instantaneamente e devolvido à rede. Depois de meses de duro pulso, os grafiteiros acabaram desmoralizados e os trens voltaram a circular impolutos pelo Subway, tal e qual relata Malcolm Gladwell em seu livro "The Tipping point".

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Total de visualizações de página

Minha lista de blogs

Marcadores

Postagens mais visitadas

+ procurados

Apple anunciou nesta terça-feira que mais de 3 bilhões de downloads Buscas pelo Air France 447 assumem nova estratégia Bloqueio de números de telefone Entidades se unem em Ubatuba para comemorar o Dia do Meio Ambiente Carros do Google Street View chegam a SP e RJ Esqueleto-robô dá força sobre-humana a soldados Bitucas de Cigarro viram Adubo Aplicativo de iPhone funciona como antiacne Como fazer um gerador de energia solar água blackberry Melhores aplicativos carros híbridos mais eficientes celular descartavel empresas mais lembradas pelas pessoas Impressora que não precisa de tinta ou papel fixo para fixo gratis 5 minutos e o fim dos shoppings center Lentes de contato de células-tronco curam cegueira com menos de 2 horas no hospital Coisas que você não sabia do seu corpo Como é feito o plástico 1 bilhão de aplicações estes alimentos podem prolongar sua vida MP3 Player Philips Activia mantém ritmo de corrida Windows e processador Atom fazem robô andar Hacker ensina a desbloquear o PS3 iPad de 16 GB custará US$ 499 Lenovo anuncia smartbook com Snapdragon Fumaça Colorida Google lança celular Nexus One Superbot: O Transformer da vida real Rival Palm do iPhone recebe avaliações positivas mande um torpedo gratis Samsung também aposta no Atom N450 TeleJogo - O primeiro vide-game Brasileiro animal deaths melhores celulares do mundo Invenções malucas Óculos para esqui vêm com câmera de 5 MP embutida Apple anunciou nesta terça-feira que MP3 players dirigir com a sua língua: Mimi Switch animais utilizados na guerra 1º Video Game do Mundo FEBRE AMARELA Lista dos Famosos Inventores fatos cientificos Charadas Matemáticas O lançador de granadas XM-25 Quem inventou o papel grindhouse gueera vida sintética até o final de 2010 jãpão Bots já está à venda seu pé é o melhor tenis o smartphone do Google peliculas de guerra dicas exploração SAUDE orange a laranja irritante perguntas mais difíceis de responder Envie torpedos de graça Guia de Herpetofauna Medidas para controlar o mau hálito Nexus One Sandália de papelão laguerra piramide alimentar (food pyramid) um chupão pode te paralisar Primeiro homem curado da AIDS marte LICENÇA DE PESCA Motorola Xoom Novo Signo Descobertogueera motorola atrix super-8 um chupão po Evite ser traido programas do governo rec6 tatuagens 3D tratamento calvice tutorial Rentabilidade carteira de motorista gratis dados estruturados diamante Índices - Estruturado de Dados Índices contábeis Índices contábeis;Estrutura de capital