Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):

Imagem
Comandos de voz disponíveis no Android e no iPhone (iOS): – Lembrete: “Lembre-me de comprar o presente para Maria amanhã”. – Eventos no Google Agenda: “Criar um evento na agenda: reunião sexta-feira, às 16 horas”. – Checar calendário: “Como será meu dia amanhã?” ou “Quando é minha próxima reunião?”. – Descobrir músicas novas: “Quais são as músicas de Chico Buarque?” ou “Quem canta a música Apesar de Você?”. – Encontrar um filme: “Quais filmes estão passando hoje à noite?” ou “Onde está passando Batman vs Superman?”. – Busca de imagens: “Imagens do Cristo Redentor” ou “Mostre-me fotos do Pão de Açúcar”. – Rotas: “Como chegar ao Maracanã?”, “Leve-me até a praia de Copacabana” ou “Navegue até o Barra Shopping”. – Locais próximos: “Hospitais próximos” ou “Onde fica o supermercado mais próximo?”. – Viagem: “Me mostre pontos turísticos no Rio de Janeiro” ou “Atrações turísticas em Nova York”. – Horas e fuso horário: “Que horas são em Berlim?”. – Previsão do tempo: “Qual é a previsão do tempo

quem inventou o ventilador?

quem inventou o ventilador?


 

Quem inventou o ventilador?

 





O inventor responsável pela criação do ventilador foi o engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler no final do século XIX.

O modelo criado por ele foi o de mesa, que tinha duas pás.

Ele era mecânico e composto de um legue tradicional que foi aplicado preso por uma haste que se mexia por intermédio do movimento das roldanas e girava entre os eixos.



Esse tipo de ventilador, criado entre 1882 e 1886, foi criado para atender especialmente às necessidades do setor industrial.

Quase simultaneamente, também em 1882, Philip H. Diehl, considerado o criador do ventilador moderno, criou o ventilador de teto.

A sua composição era pás de latão e internamente eram bem confeccionados.







Todavia, tanto o modelo de mesa, criado por Wheeler, quanto o modelo de teto de Diehl, apesar de serem adequados denota muita insegurança.

Apesar do processo de criação do ventilador ter tido início nas últimas décadas do século XIX, o aparelho só entrou no gosto popular quase cem anos depois.

Em 1970, os modelos de chão e de teto se popularizaram por causa técnicas de construção mais baratas e simples.






O engenheiro Schuyler Wheeler foi Quem Inventou o Ventilador.

Modelos


É possível encontrar no mercado vários modelos de ventilador, desde os compactos até os de pés, que são bem mais potentes.

No entanto, nem sempre foi fácil encontrar essa variedade de ventiladores.

Desde que ele foi criado várias mudanças foram introduzidas em busca da melhora e da modernização desse aparelho.

Como funciona o ventilador


O ventilador nada mais é do que um aparelho mecânico que serve para transformar energia termodinâmica de rotatividade em acréscimo de pressão do ar.




Existem vários tipos de ventilador, eles são classificados de acordo com o sentido da direção do ar em detrimento ao local ventilado.

Eles podem ser sopradores, quando existe entrada de ar no local ou exaustores, quando o ar é retirado do ambiente.

Em outras palavras, o que define o tipo do ventilador é os axiais ou o centrífugo aplicado nele.

Atualmente é possível encontrar nas lojas ventiladores de vários formatos e tamanhos, sendo eles de pé, fixados com a ajuda de pedestal, teto ou parede.

Em algumas residências o ventilador é usado como objeto de decoração, e conta com a presença de luminárias e lustres.


  




O ventilador chega ao Brasil


O ventilador chegou ao Brasil nos anos 70, o modelo popular era o vitoriano, tendo sido fabricado por quase todas as empresas da época. 

Posteriormente, foi lançado o modelo “Spirit”, por Guto Indio da Costa, um brasileiro que se inspirou no modelo de avião Spirit of Saint Louis.

Este tipo de ventilador é o mais adquirido na atualidade, pois além de ter um sofisticado design, com cores variadas, ele tem somente duas pás e é cerca de 30% mais competente do que o modelo vitoriano.

A invenção mais atual no que se refere à fabricação de ventiladores é o tipo “Air Mutiplier”, que foi produzido sem pás.

Quem o inventou foi James Dyson.

A sua estrutura é bem parecida com a dos motores que funcionam a jato.

A entrada de ar passa por uma espécie de anel, que serve para incentivar e estimular a sua força.



A pressão do fluxo, que chupa o ar de trás e da frente do ventilador, forma a corrente de ar. 

Vale salientar, que esse tipo de ventilador ainda é comercializado no Brasil.

Uso residencial


A grande função do ventilador existente nas casas das pessoas é proporcionar um ambiente mais agradável e mais frio.

Ele faz o ar circular e diminui o calor.

Ele possui geralmente sistema giratório que direciona o ar para vários pontos do ambiente.

No verão e em regiões muito quentes, com pouca circulação de ar natural, o seu uso se torna primordial.

Uso nas indústrias


O ventilador foi criado no fim do século XIX para atender as necessidades das indústrias da época.

Hoje esse aparelho ainda tem sua função no setor industrial, e são usados na colaboração do processo que ajuda a resfriar os dispositivos elétricos e locais de trabalho, a exemplo das fábricas.

O ventilador também é usado em restaurantes que fazem uso dos exaustores, nos sistemas de refrigeração dos computadores, nos radiadores dos veículos e, dentre outros usos, nos ar condicionado.

Ventiladores de suspensão


Em ambiente onde o espaço é pequeno e não cabe um ventilador de chão ou parede, é recomendado o uso do tipo suspenso de ventilador.

Além de ser potentes, ele oferece mais segurança, pois não fica exposto ao contato de pessoas, especialmente crianças.

O ventilador de suspensão tem um motor que combina vários rotores, o que permite que ele crie a sua rotatividade ou aumente a sua frequência.




Existe um modelo de ventilador de teto alemão, criado por um engenheiro dos EUA, onde pás de latão são conectadas a um motor próprio de uma máquina de costura, juntamente com esse modelo, ele criou várias outras invenções.

No início, o ventilador era fabricado em processo difícil e custava um alto valor.

Todavia, depois da utilização do metal,fabricado nas indústrias,  para criar o aparelho, a sua produção foi contínua e seu valor atribuído ficou bastante reduzido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa representar um cheque?

como fazer uma cola super poderosa

Comandos de voz Android e no iPhone (iOS):