viajar de graça como voluntário
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Muitas delas doações em dinheiro para cobrir custos. Mas a lista abaixo inclui apenas aquelas que cobram pouco ou nada pelo envolvimento:
1. WWOOF (sigla para World Wide Opportunities on Organic Farms, ou Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas)
style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="2155522974">
www.wwoof.org – Transporte e abrigo são oferecidos em troca de dias de trabalho em fazendas. A duração da estadia é pré-combinada e, com anfitriões em mais de 50 países pelo mundo, há oportunidades para qualquer perfil.
Para mais informações, leia: a first-timer’s guide to WWOOF-ing.
2. Turtle Teams, global
Nome genérico para milhares de pequenos grupos que ajudam tartarugas marinhas. A maior parte está localizada em praias de desova – sempre em situação de risco – e apreciam ajuda, nem que seja por uma noite.
Os valores cobrados por tours de voluntários podem chegar à milhares de dólares, dependendo do tipo de acomodação escolhida. Mas se você puder cobrir os gastos de transporte e hospedagem sozinho, praticamente todas as organizações aceitam voluntários. Algumas até oferecem hospedagem de baixo custo, bem básicas, para quem quiser encarar um voluntariado longo como, por exemplo, na Playa Las Tortugas, no México.
Procure por grupos em agênciaa de turismo próximas à qualquer praia e ajude uma espécie a sair da lista de risco de extinção. Mais informações em www.seaturtles.org e www.cccturtle.org.
3. Voluntários de conservação, Austrália e Nova Zelândia
www.conservationvolunteers.com.au – Vários projetos de curto prazo para quem deseja trabalhar em grupos para proteção de habitats e promoção de eco-turismo.
Oportunidades de voluntariado que incluam pernoites e refeições
normalmente custam cerca de AUS$40 por noite ou AUS$208 para estadias de
pelo menos uma semana. O tipo de acomodação varia bastante, de
acampamento a chalés. O grupo inglês TCV
(The Conservation Volunteers) oferece programas para residentes da
União Européia que vão de viagens curtas gratuitas à viagens pagas de
uma semana com tudo incluso.
style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
data-ad-client="ca-pub-0465069744057450"
data-ad-slot="2155522974">
4. Programa de Voluntariado do Sudão
www.svp-uk.com – Ensina inglês em um dos países mais pobres do mundo. Vagas podem ser conseguidas em escolas e universidades e muitos voluntários participam de projetos da comunidade que vão além das aulas. É necessário pagar suas próprias passagens de avião, mas todos os outros custos estão cobertos e um ordenado mensal é considerado.
5. Conservação da Trilha Apalache, Estados Unidos
www.appalachiantrail.org – Com cerca de três mil quilômetros, a Trilha Apalache é uma rota clássica no leste dos EUA e lar de aproximadamente duas mil espécies, muitas em risco de extinção. Voluntários ajudam com a manutenção das trilhas em troca de comida e abrigo (normalmente bem básico).
6. Trip Leader da HF Holidays, Europa
www.hfholidays.co.uk – Uma das mais populares companhias europeias de pacotes de feriados está procurando voluntários para guiar grupos em trilhas. Os guias tem acomodação, refeições e a chance de explorar a Europa, dividindo conhecimento com os grupos que acompanham.
7. Help Exchange, global
www.helpx.net – Um website que lista quem está precisando daquele par extra de mãos ao redor do mundo, seja para trabalhar em fazendas, jardins, escolas, projetos religiosos, construção de casas, centros comunitários ou apenas para ajudar uma família a levar as crianças para a escola. Uma pequena taxa de associação é paga para saber detalhes de cada caso, mas normalmente transporte e abrigo são o pagamento.
8. Peace Corps, global
www.peacecorps.gov – Uma chance única de viver e trabalhar em outro país. Participe de uma série de projetos de saúde, meio-ambiente e desenvolvimento de negócios. O compromisso é de 27 meses e aqueles que estão dispostos normalmente vivem uma experiência e tanto. É aberto apenas para residentes dos EUA, mas há projetos similares em outros países, como o VSO, sigla para Voluntary Service Overseas (Trabalho Voluntário no Exterior).
9. Voluntário das Nações Unidas, global
www.unv.org – Ajuda médica, desenvolvimento econômico e ajuda emergencial após desastres naturais: a ONU oferece oportunidades de voluntariado para aqueles que se dedicam a fazer diferença no mundo. Muitas posições estão abertas apenas para profissionais experientes, mas a ONU tem ligações com centenas de ONGs e demais entidades que procuram ajuda em campos similares, com menos formalidade.
10. Voluntário de kibbutz, Israel
www.kibbutzvolunteer.com – Uma região que raramente está fora do noticiário, Israel é terra de políticas complicadas.
Se engajar em uma viagem de voluntariado aqui oferece a oportunidade de viver essa realidade em primeira mão. Israel também serve como base para quem quiser explorar o Oriente Médio e o norte da África.
Nota: viajar entre os países do Oriente Médio e Israel pode ser arriscado. Mesmo que você possa voar de Israel para Jordânia, Egito e Turquia, carimbos israelenses no passaporte podem ser motivo de dor de cabeça em países árabes. Entrar em Israel depois de viajar a região normalmente é permitido, mas você pode ser chamado para prestar explicações.
Esse é apenas um pouco do que existe por aí; tenha certeza de pesquisar bem as opções antes de encarar um projeto desse tipo. E lembre-se, por mais que seja legal fazer algo de graça, só porque um projeto está pedindo dinheiro não significa que não será investido numa boa causa