ENTRE EM CONTATO COM A OPERADORA DO CARTÃO DE CRÉDITO ATRAVÉS DO 0800, OU ENTÃO COM O BANCO ADMINISTRADOR DO CARTÃO.
CASO A SAÍDA ACIMA NÃO FUNCIONE, ENTRE EM CONTATO POR TELEFONE, CARTA OU
E-MAIL , COM A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA VENDA DO PRODUTO E SOLICITE
ESCLARECIMENTOS E, POSTERIORMENTE, O CANCELAMENTO DA COMPRA.
SE CASO NENHUMA DAS SAÍDAS ACIMA FUNCIONAR, FAÇA:
1. DENÚNCIA NO PROCON
2. DENÚNCIA NO IDEC (
www.idec.org.br)
3. RECLAMAÇÃO COM AMEAÇAS DE PROCESSO NO 0800 DE RECLAMAÇÃO SUGESTÃO E
ELOGIOS DA OPERADORA DO CARTÃO E DO BANCO ADMINISTRADOR DO CARTÃO
4. ENVIE E-MAILS PARA O BANCO E OPERADORA SOBRE O ASSUNTO.
5. E POR ÚLTIMO, E MAIS GRAVE, ACESSE O SITE DO BANCO CENTRAL
(
www.bc.gov.br), CLIQUE EM serviços ao cidadão, DEPOIS EM fale conosco E
FAÇA A SUA DENÚNCIA.
COM RELAÇÃO A TODOS OS PASSOS ACIMA, PODE COLOCAR O NÚMERO DO CARTÃO,
CPF, ENDEREÇO E TELEFONES, ALÉM DE DETALHAR BEM A SITUAÇÃO AO QUAL VOCÊ
SE ENCONTRA.
Sabe aquela compra a qual você não ficou satisfeito com o produto
adquirido ou aquele serviço o qual você pagou e não foi prestado e você
utilizou o cartão de crédito como meio de pagamento e não sabe se pode
efetuar o cancelamento do débito em sua fatura?
Primeiramente tente resolver o problema com o estabelecimento onde
você contratou o serviço ou a compra, caso não haja solução, entre em
contato com a operadora de cartões de crédito ou com o banco emissor do
cartão.
Aqui vão algumas dicas e motivos os quais você tem o direito de
solicitar o cancelamento do débito em sua fatura do cartão de crédito e
como você deve proceder;
- Quando ao efetuar o pagamento houver algum problema sistêmico e
você utilizar outro meio para pagar (seja em cheque, dinheiro ou até
mesmo outro cartão) e mesmo assim houver o débito em sua fatura do
cartão de crédito. Vale lembrar que é sempre mais seguro você manter o
comprovante da compra.
- Quando houver o cancelamento do pagamento da compra por qualquer
motivo, neste caso o estabelecimento irá fornecer um comprovante o qual
você deve manter até ter a certeza de que realmente não foi cobrado na
fatura.
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- Quando houver débitos duplicados em sua fatura referentes à mesma compra.
- Quando o valor debitado em fatura for diferente do valor da compra.
- Quando houver o débito de compras não reconhecidas ou não autorizadas pelos titulares do cartão.
- Quando houver o débito tardio de uma compra efetuada a mais de 180 dias.
- Quando houver a compra de um produto com defeito. Neste caso você
deverá devolver o produto à empresa fornecedora e manter o comprovante
de devolução. Caso o fornecedor se recuse a aceitar a devolução, anote o
dia, horário e o nome do atendente e se possível solicite uma carta ao
fornecedor com o motivo da recusa.
- Quando o produto entregue for divergente ao especificado na hora da
compra. Neste caso, também, você deverá devolver o produto à empresa
fornecedora e manter o comprovante de devolução. Caso o fornecedor se
recuse a aceitar a devolução, anote o dia, horário e o nome do atendente
e se possível solicita uma carta ao fornecedor com o motivo da recusa.
- Quando você não autorizar a renovação de algum tipo de serviço (assinatura de jornais, revistas, etc.).
- Quando não houver o recebimento do produto e da data prevista para a entrega.
- Quando não houver a prestação do serviço contratado.
Para cancelar lançamentos duplicados basta ligar para a central de
atendimento do cartão de crédito. Já, para outro motivo (geralmente) é
necessário uma carta escrita, assinada e datada pelo titular do cartão,
explicando qual o motivo do cancelamento contendo; o nome do
estabelecimento, a data da compra, o valor pago, cópias do comprovante
da compra e comprovante de devolução (quando houver). No caso de
divergência de valores, informar qual o valor pago e qual o valor
debitado na fatura. De posse destes documentos, entregue e protocole ao
banco emissor do cartão de crédito.
Procure sempre guardar os comprovantes de suas compras, assim você
evita problemas futuros e na hora da compra sempre verifique se o valor
está correto.
Caso você deseje cancelar uma compra com outro motivo o qual aqui não
foi especificado, entre em contato com a central de atendimento do
cartão.
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